Gatos E Crisântemos

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns gatos são mais sensíveis que outros a crisântemos.

O crisântemo é a flor de jardim tradicional para iluminar paisagens de outono. Certas espécies também são uma fonte natural de inseticida. Seu gato pode estar curioso sobre qualquer coisa nova em seu jardim, então esteja ciente de possíveis reações tóxicas

Piretrinas

A piretrina é um inseticida botânico encontrado naturalmente em várias espécies de crisântemo. Ele mata insetos atacando o sistema nervoso e paralisando-os. As piretrinas também inibem a picada de insetos e são usadas em repelentes de insetos, incluindo muitos produtos comerciais de pulgas e carrapatos.

Toxicidade

As piretrinas são geralmente consideradas de baixa toxicidade para gatos e outros mamíferos. No entanto, os gatos são mais sensíveis do que os cães porque as suas vias metabólicas no fígado são menos eficientes e têm uma maior relação entre a área superficial e o peso corporal do que os cães e outros mamíferos. A toxicidade ao piretróide, a forma sintética da piretrina, geralmente se apresenta quando os produtos de controle de pulgas do cão são aplicados aos gatos.

Sintomas da toxicidade

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade aos Animais lista os crisântemos como tóxicos para gatos, cães e gatos. cavalos, se ingeridos em quantidades suficientemente elevadas. Os sintomas de toxicidade incluem vômitos, diarréia, hipersalivação, falta de coordenação e dermatite. Os sintomas são vistos em poucas horas em gatos. Gatos sensíveis podem exibir dermatite apenas entrando em contato com o crisântemo

Tratamento

Sempre consulte um veterinário experiente sobre a saúde e tratamento de seu animal de estimação. Se você suspeitar que seu gato tenha ingerido crisântemos, entre em contato com seu veterinário, com a clínica veterinária de emergência mais próxima ou com a central de controle de envenenamento por ASPCA no telefone 888-426-4435 (pode ser cobrada uma taxa de consulta). Dependendo dos sintomas, o seu veterinário pode induzir o vômito ou administrar um banho. Se você tem um gato, o caminho mais seguro para evitar a exposição é manter os crisântemos longe de sua casa e do jardim.