Gatos Com Mau Hálito E Dentes Soltos

Autor: | Ultima Atualização:

Gatos recebem um conjunto de dentes adultos, então cuide deles.

Cães são conhecidos pelo mau hálito, mas o mesmo não acontece com gatos . A respiração de um felino adulto saudável não deve cheirar mal. Problemas dentários e outros problemas de saúde podem azedar a respiração do seu gato, então dê uma olhada na boca do seu gatinho se a sua exalação o fizer engasgar

Doença periodontal

A maioria dos gatos não escova os dentes todos os dias. De fato, muitos deles não conseguem uma boa limpeza uma vez na vida. Eles ainda comem e bebem, então, eles acumulam camadas de placa em seus dentes, assim como as pessoas fazem. A doença periodontal causada pelo acúmulo de placas é a principal causa de mau hálito em gatos, de acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Perda de gengiva e dente são comuns em gatos com esta doença, então você pode notar alguns dos helicópteros do seu gato se soltando. A placa também leva à gengivite, que prejudica ainda mais os dentes, expondo as suas raízes sensíveis e privando-os de apoio estrutural.

Outros problemas bucais

Cerca de metade da população doméstica de gatos sofre de uma condição chamada lesões reabsortivas odontoclásticas felinas (FORL) , de acordo com a Universidade de Cornell College of Veterinary Medicine. Esse problema também está relacionado ao acúmulo de placa, mas os sintomas e danos são diferentes daqueles causados ​​pela doença periodontal. As lesões se desenvolvem logo atrás da camada de esmalte dos dentes do seu gato, fazendo com que essa camada se decomponha lentamente. Os dentes podem ficar muito soltos quando apodrecem e há uma boa chance de que a decomposição torne a respiração do seu gato desagradável. Pedaços de comida presos nos dentes do seu gato também podem ser responsáveis ​​pelo odor. Raramente, um gato com mau hálito pode sofrer de uma condição dolorosa chamada síndrome da gengivite felina / estomatite (FGS), que geralmente ocorre em gatos com leucemia felina, FIV ou alguma outra condição de saúde geral. Um gato com essa condição pode precisar de alguns ou todos os seus dentes extraídos - isso pode soar horrível para você, mas os gatos se ajustam bem se alimentados com alimentos macios e geralmente ficam satisfeitos em aliviar a dor na boca.

Cuidados dentários e tratamento

Se o mau hálito do seu gato não desaparecer depois de alguns dias, agende uma visita ao seu veterinário. Às vezes é melhor puxar os dentes severamente danificados e limpar o resto para que seu gatinho possa se recuperar de um caso grave de doença dentária. Seu veterinário pode recomendar uma dieta que reduza a quantidade de acúmulo de tártaro, de acordo com especialistas em Manhattan Cat. Há brinquedos, guloseimas e escovas de dentes que você pode usar também. Cobrir o básico de cuidados dentários do seu gatinho, levando-a para um check-up e limpeza dos dentes, uma ou duas vezes por ano. Ainda haverá acúmulo de placa, mas as limpezas regulares evitam que a doença periodontal leve a sério.

Preocupações com a saúde interna

Mesmo que os dentes do seu gato não estejam na melhor forma, seu mau hálito pode não estar relacionado ou dente danificado. A respiração do seu animal de estimação provavelmente será um pouco forte depois que ele limpar uma lata de comida molhada, mas o odor persistente pode significar que seus rins ou fígado não estão funcionando direito. Distúrbios digestivos, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer podem mudar a forma como o hálito do seu gato cheira. Você pode se sentir bobo levando o seu gato ao veterinário só porque a respiração dele é um pouco pungente, mas pode acabar salvando-o de muito desconforto.

A dentição

Se o seu gato tiver apenas alguns meses de idade, o mau respiração e dentes soltos podem não ser um problema - você pode ter apenas um gatinho que está perdendo seus dentes decíduos ou de bebê para que seus dentes adultos possam entrar. Uma vez que os dentes do bebê estejam para fora e os dentes adultos estejam dentro, o odor deve desaparecer sozinho. Se isso não acontecer, ou se os dentes adultos parecem estar aparecendo sem que os dentes do bebê caiam, uma visita ao veterinário pode estar em ordem.