Um Gato Em Gabapentina

Autor: | Ultima Atualização:

Gabapentina me deu um novo sopro de vida

Se seu gato sofre de dor crônica ou convulsões, seu veterinário pode prescrever gabapentina para aliviar seu desconforto ou prevenir episódios neurológicos. A droga pode colocar uma nova mola no passo de seu gatinho geriátrico. Se seu filho não se mover muito mais devido à artrite crônica, pergunte ao seu veterinário sobre gabapentina.

Gabapentina

Comercializada sob a marca Neurontin, a gabapentina é usada em pessoas para muitas das mesmas condições que em felinos. Trata a dor associada ao sistema nervoso ou dor neuropática. A medicação não dura muito tempo no corpo, então não é normalmente o único remédio para dor prescrito, pelo menos no começo. Com a dor progressiva, outros medicamentos para a dor podem requerer administração contínua. De acordo com o Mar Vista Animal Medical Center, a química real de como a gabapentina funciona no corpo ainda não é conhecida.

Efeitos colaterais e contra-indicações

Geralmente bem tolerada por gatos, a gabapentina tem efeitos colaterais potenciais que incluem letargia e estranhos movimentos ou perda de coordenação, especialmente durante a caminhada. Alguns gatos podem sentir diarréia. Não deve ser prescrito para gatos grávidas ou lactantes, ou para aqueles com doença renal ou hepática. Se o seu gato também receber antiácidos durante a medicação, eles podem reduzir a eficácia da gabapentina. Dê estes medicamentos diferentes para o seu gato pelo menos duas horas de intervalo. Se o seu gato receber outros analgésicos potentes, como a morfina, isso pode aumentar o efeito da droga, mas também tornar os efeitos colaterais mais prováveis. Os gatos devem ser desmamados da medicação, não interrompidos abruptamente.

Dosagem

A gabapentina está disponível em comprimidos e cápsulas, mas como a dosagem apropriada para um gato é tão pequena, o veterinário pode recomendar uma farmácia de manipulação para prescrição de uma forma prática para administrar. A dosagem depende do motivo pelo qual o medicamento é prescrito. Se o seu gato sofre de epilepsia, ele requer uma dose mais frequente e uma quantidade maior da droga. Para o tratamento da dor, seu veterinário irá prescrever uma a três doses diárias. Como os gatos desenvolvem uma tolerância ao medicamento, a quantidade e a frequência de dosagem podem precisar de aumento regular.

Usos

Além da epilepsia e da artrite crônica, seu veterinário pode prescrever gabapentina para controle da dor se seu gato tiver sido diagnosticado com câncer . Também pode ser usado após a cirurgia para controle da dor. Se seu gato é diagnosticado com síndrome de hiperestesia, um distúrbio neurológico incomum, seu veterinário pode prescrever gabapentina para alívio dos sintomas. Gatos afetados exibem breves, mas intensos, explosões de lambidas ou mastigações frenéticas. Eles também podem anular urina, gritar e correr como um louco.