Malformação Do Carpo Em Um Cão

Autor: | Ultima Atualização:

Os filhotes de pastor alemão são os mais propensos a ter malformações do carpo.

Seu primeiro indício de que seu cão tem malformação do carpo pode ser uma mudança repentina na maneira como ele caminha ou apenas uma sensação de que os pés do seu cão não parecem corretos. De qualquer forma, obter um diagnóstico e escolher um tratamento vai levar algum trabalho de detetive da sua parte

Ossos do carpo do seu cão

Ossos de carpo são os ossos entre os dedos e os punhos em todas as quatro patas. A má formação do carpo pode afetar apenas um pé ou os quatro pés. Pode ser genética, nutricional ou causada por lesão; pode ser uma fase passageira ou uma desordem permanente. Os pastores alemães têm a maior taxa de malformação do carpo, mas outros cães de raças grandes também podem sofrer com isso. A malformação do carpo causa claudicação progressiva à medida que o cão cresce. Pode começar com inchaço, sensibilidade e dor óbvia no pé, ou a marcha do cão pode mudar gradual ou repentinamente, com ou sem dor.

Síndrome da subluxação do carpo

Síndrome da sub-subluxação do carpo é a malformação mais comum em cães, e o mais controverso. Ninguém pode concordar com o que causa o CSS ou como tratá-lo. Diferentes criadores e veterinários lhe dirão que é genético ou causado por má nutrição ou por taxas diferenciais de crescimento no osso de um filhote, ou por lesões nas articulações em crescimento. Independente de sua causa, o CSS sempre parece o mesmo: os ossos do carpo caem até que todo o pé, dos dedos aos tornozelos, esteja no chão quando o cão anda. Permitir que o cão permaneça "no metacarpo" (outro nome para o CSS) causa mais danos aos ossos e tecidos articulares.

Outras Malformações do Carpo

Quase todas as malformações do carpo em cães são classificadas como CSS. Mas também é possível que os cães nasçam com malformação congênita, também conhecida como defeitos congênitos, dos ossos do carpo. A lesão precoce de um carpo ou da articulação do carpo também pode causar malformação se o osso ou outros tecidos se curarem incorretamente. Essas malformações são mais propensas a afetar apenas um pé, e a cirurgia provavelmente será o primeiro tratamento recomendado pelo seu veterinário.

Tratando a Malformação do Carpo em seu cão

O tratamento da má formação do carpo é tão controverso quanto sua causa. Felizmente, todos os tratamentos têm algum sucesso, então se o diagnóstico for CSS, seu veterinário provavelmente começará com uma dieta pobre em proteínas, baixo teor de cálcio e baixo teor de fósforo combinada com certos suplementos vitamínicos e minerais. Alguns veterinários farão com que seu cão trabalhe com um fisioterapeuta para exercitar e fortalecer os pés afetados. Muitos filhotes crescem de CSS com este tratamento. Se isso não funcionar, seu veterinário pode realizar uma cirurgia para estabilizar as articulações com placas ou pinos.