Fantasy

Autor: | Ultima Atualização:

Tentativa

De 11 a 17 anos de idade, as crianças adolescentes são capazes de enfocar e reconhecer melhor os requisitos de trabalho. Existem quatro etapas neste período. O primeiro estágio é "interesse", em que as crianças aprendem gostar e não gostar. O segundo estágio é "capacidade", onde a criança aprende o quanto suas habilidades se alinham com seus interesses. O terceiro estágio, "valores", vê a criança aos 15 anos se conscientizar de como o trabalho pode preencher seus valores. O estágio final desse período é chamado de "transição" e começa quando o indivíduo assume a responsabilidade por suas próprias ações, torna-se independente e exerce sua liberdade de escolha.

Realista

O período realista começa aos 17 anos e entra em cena o início dos 20 anos. Durante esse estágio, a pessoa estabelece caminhos alternativos em sua vida profissional ou um "plano de backup". Ao longo deste período de três etapas, ela irá desenvolver valores pessoais e começar a se concentrar em sua ótima escolha de carreira. O primeiro período do estágio realista é "exploração". Durante este estágio, o indivíduo escolhe sua carreira, mas permanece aberto a outras oportunidades. A próxima etapa, "cristalização", é quando ela se torna mais envolvida em uma carreira específica, comprometendo-se a uma direção mais do que ela jamais fez. O terceiro período é "especificação", no qual ela se compromete ou desenvolve uma preferência por uma área específica de sua ocupação.

Otimização de Ginzberg

Eventualmente, Ginzberg rescindiu suas suposições iniciais de que o processo de tomada de decisão ocupacional era limitado à adolescência e à adolescência. início da idade adulta, representando, em vez disso, mudanças na crise da meia-idade em carreiras ou mudanças na ocupação após a aposentadoria. Portanto, o processo de decisão ocupacional se estende por toda uma vida inteira. Em vez de comprometer, Ginzberg reconsiderou, as pessoas otimizam.