Você Pode Usar Um Colega Como Árbitro Ou Tem Que Ser Um Chefe Para Quem Você Reporta Diretamente?

Autor: | Ultima Atualização:

Pense em quem pode lhe dar uma boa referência além de seu chefe.

Quando você Na lista curta para o trabalho que você gostaria de ter, a única coisa que falta para inclinar a balança a seu favor é uma recomendação positiva do seu chefe. Mas se o seu chefe não souber que você está procurando ou se não tiver certeza de que ela dará uma referência justa e imparcial, você pode estar sem sorte. Não se preocupe, porque você pode ter algumas alternativas: colegas, clientes e ex-supervisores. Neste caso, não é sobre quem você conhece, mas o que eles - seus árbitros - sabem sobre seu desempenho.

Terceirização para minimizar a responsabilidade

Muitos empregadores estão evitando fornecer referências sobre funcionários atuais ou antigos. Eles estão preocupados com a exposição potencial de referências mal obtidas e mal dadas; Não é inédito para os candidatos a emprego abrir processos contra empregadores cujas referências de alguma forma os fazem perder uma oferta. Para sair da equação, muitas empresas terceirizam seu processo de verificação de emprego e restringem as informações que os potenciais empregadores podem obter. Eles limitam as referências a datas de emprego, cargo e, em alguns casos, salário inicial e final.

Políticas da Empresa Amarre as Mãos dos Supervisores

As políticas no local de trabalho que proíbem os supervisores de serem árbitros protegem o supervisor e a empresa. Embora provavelmente seja melhor dar aos empregadores em potencial o nome de seu chefe, a verdade é que você pode ter dificuldade em fazer com que seu supervisor atual ou anterior forneça uma referência. E mesmo que você tenha um excelente relacionamento de trabalho com seu supervisor, que faria qualquer coisa para ajudá-lo a ter sucesso, a política da empresa poderia proibi-la de falar em seu nome. Não há nada que você possa fazer para mudar isso, exceto pensar fora da caixa e fazer com que outra pessoa seja seu árbitro.

Considere Colegas e Clientes

Uma alternativa é fornecer o nome de alguém com quem você trabalhou de perto, como um colega ou um cliente, que tenha conhecimento específico sobre suas qualificações e a qualidade de seu trabalho. Se você fornecer o nome de um colega, seja honesto sobre por que você não está listando seu chefe como referência. Ou é política da empresa que proíbe os supervisores de fornecer referências ou você se sentiria mais confortável em fornecer o nome do colega, especialmente se ainda estiver empregado da empresa e sua busca de emprego for um segredo. Assegure ao recrutador ou ao gerente de contratação que está verificando as referências que seu colega pode atestar suas qualificações e habilidades. Outra opção a considerar é um cliente atual ou antigo. Faça este Plano B, porque você não quer colocar o cliente em uma posição desconfortável, pedindo permissão para listá-la como uma de suas referências. A única outra coisa que o impediria de ter um cliente falando sobre sua qualidade de trabalho é se seu empregador proíbe o contato com clientes em assuntos não relacionados ao trabalho, portanto verifique as regras da empresa sobre o contato pessoal entre funcionários e clientes.

Supervisores Quem se moveu

Outra alternativa é descobrir se seus supervisores anteriores ainda estão com a empresa. Caso contrário, eles provavelmente não estão mais limitados pela política da empresa e podem, portanto, fornecer uma referência. Claro, eles devem divulgar que não estão trabalhando para a mesma empresa. Ou você pode dizer ao recrutador que você está fornecendo o nome de alguém familiarizado com seu trabalho, mas que não trabalha para a empresa. Mesmo que seu ex-supervisor tenha mudado, isso não muda o que ela sabe sobre o seu trabalho.