Posso Alimentar O Meu Atum De Gato?

Autor: | Ultima Atualização:

Ocasionalmente, alimentar o seu atum de gato é OK, mas tem pouco valor nutricional.

Poucos aromas são tão apetitosos para os gatos como o atum. Embora as guloseimas enlatadas e frescas provavelmente não prejudiquem seu amigo felino, quantidades excessivas podem promover desnutrição e outros problemas. Como tal, é provavelmente melhor que você evite alimentar seu atum de gato, exceto como um lanche ocasional.

Atração Natural

Gatos são amantes de peixes naturais, então é de surpresa que eles são atraídos pelo aroma pungente de atum - se é destinado a eles ou não. "Seu gato vai ver uma lata aberta de atum ao lado da pia como um convite para jantar", observa um artigo sobre WebMD, um site de saúde popular. O site observa que "os gatos podem ser viciados em atum".

Todas as Coisas com Moderação

O atum, em si, não é ruim para os gatos. "Um atum ocasional para o seu gato é geralmente inofensivo", diz Mindy Bough, um técnico veterinário da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. "No entanto, se uma grande parte da dieta do gato consiste em atum - ou se o gato é alimentado exclusivamente com atum - alguns problemas podem surgir." Embora alimente seus impulsos naturais como carnívoros obrigatórios, os gatos não podem sobreviver apenas com atum porque não tem alimentação completa.

Sem Ossos, Nenhum Valor

Um gato que come atum com exclusão de outros alimentos pode sofrer desnutrição. O peixe desossado, incluindo o atum processado, carece de cálcio, sódio, ferro, cobre e outras vitaminas - o que pode criar ou agravar problemas de saúde do gato. Uma forma de desnutrição, deficiência de vitamina E, provoca esteatite (doença da gordura amarela). Os sintomas incluem perda de apetite, febre e hipersensibilidade ao toque. Se o seu gato apresentar esses sintomas, chame um veterinário imediatamente. Como poucas dietas de fonte única têm nutrição completa, muitos veterinários recomendam a alimentação de sua ração comercial ou caseira de gato.

Outras Considerações

O atum, bastante infame, pode ter altos níveis de mercúrio. Com o tempo, ou em doses agudas, isso pode ser prejudicial para o seu gato; é melhor limitar o acesso do animal a ele. A luxúria do seu gato pelo atum pode ser uma vantagem, não apenas um passivo. Se o animal não estiver se aquecendo para um novo alimento - e você tiver certeza de que o gato não tem uma condição médica subjacente -, um pouquinho ou duas de água de atum podem ajudar a aguçar seu apetite. O mesmo truque funciona na administração de medicamentos.