Posso Fazer Um Cd Antes Da Data De Vencimento?

Autor: | Ultima Atualização:

Alguns bancos oferecem CDs sem risco.

Quando você compra um certificado de depósito (CD), na verdade você está assinando um contrato de empréstimo com um banco. Você é o credor e o banco é o mutuário. O empréstimo tem um prazo fixo, e o banco paga juros sobre a dívida até que você seja pago integralmente. Às vezes, você pode trocar um CD antes da data de vencimento, mas isso provavelmente eliminará uma boa quantidade de ganhos

Maturidade

Alguns termos de CD duram apenas alguns dias, enquanto outros duram vários anos. Geralmente, quanto maior o prazo, maior a taxa. Você recebe um contrato de CD ou de depósito a prazo quando abre a conta. Este documento inclui detalhes como a taxa de juros e a data de vencimento. Muitos CDs são automaticamente renováveis, o que significa que o seu CD maduro entra em um novo CD se você não sacar seu dinheiro durante um período de carência de sete a 10 dias no final do prazo do CD.

Penalidade

A maioria dos bancos e cooperativas de crédito exige que você pague uma penalidade de retirada prematura se acessar os fundos do CD antes que a conta atinja o vencimento. Muitas instituições cobram uma multa igual a três meses de juros em CDs com prazo inferior a um ano. A pena geralmente aumenta para seis meses de juros em CDs com um prazo superior a 12 meses. No entanto, as penalidades variam entre as instituições, e essas taxas podem reduzir seu interesse e seu principal.

Sem risco

Alguns bancos vendem CDs sem risco; você não paga nenhuma penalidade quando sacar dinheiro dessas contas. Em alguns casos, você pode fazer retiradas em intervalos definidos durante o prazo do CD, enquanto alguns bancos permitem retirar parte ou todo o seu dinheiro a qualquer momento. CDs sem risco são atraentes se você quiser acesso fácil ao seu dinheiro, mas também quer ganhar mais juros do que conseguir com uma conta de poupança regular. No entanto, você paga um preço pela liquidez, porque CDs sem risco muitas vezes pagam taxas de juros menores do que os CDs padrão.

CDs de corretagem

Algumas instituições financeiras vendem CDs como títulos através de empresas de investimento. Em alguns casos, essas contas são comercializáveis, o que significa que você pode vender seu CD para outro investidor antes que ele atinja a maturidade. Quando você faz isso, você pode ter lucro, ter uma perda ou receber uma quantia equivalente ao seu investimento original. Outros CDs de corretagem não são comercializáveis, o que significa que você está preso ao seu CD até atingir a maturidade. Em geral, os CDs de corretagem não são renováveis, o que significa que a conta é liquidada automaticamente quando ela amadurece.