Uma Hairball Pode Fazer Um Gato Doente?

Autor: | Ultima Atualização:

Hairballs geralmente não são motivo de alarme.

O som do seu gato tossindo uma bola de pelo, embora um tanto nojento e estranho, pode fazer você rir um pouco. Afinal, uma vez que ele hackeia a pequena coisa, ele normalmente volta ao normal em poucos minutos. No entanto, em raras situações, as bolas de pêlo podem ser extremamente perigosas para os gatos

Causa

Os gatos tossem bolas de pêlo como resultado da ingestão excessiva de pêlos durante o processo natural de lambedura e aliciamento. Por causa disso, bolas de pêlo - especialmente aquelas que são grandes em tamanho - são particularmente comuns no mais meticuloso dos felinos orientados à limpeza. Quando pedaços de pêlos de gato se acumulam na barriga ou no intestino do seu animal de estimação, eles geralmente saem quando ele os joga para cima. O estômago simplesmente não consegue digerir a pele. As bolas de pêlo são especialmente comuns em gatos com pêlos mais longos, como os Maine Coons, embora sejam comuns em todos os felinos com pêlos.

Expulsão

As bolas de pêlo "de tamanho normal" geralmente não deixam um gato doente. Quando um gatinho sente a necessidade de emitir uma bola de pêlos irritante, ela geralmente corta, tosse e vomita por alguns minutos até que finalmente a substância molhada, peluda e tubular emerge - muitas vezes bem no meio do carpete da sua sala! Um gato geralmente volta ao comportamento normal depois que a bola de pêlo faz sua memorável saída de boca.

Uma bola de pêlo pode fazer um gato doente?

Infelizmente bolas de pêlo que são especialmente grandes e imóveis podem deixar um gato doente. essas situações são extremamente incomuns. Se uma massa fofa de cabelo obstruir o trato digestivo de um gato, ele pode até trazer consequências com risco de vida, observa a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell. Esse perigo geralmente surge quando uma bola de pelo se torna muito volumosa para viajar com sucesso dentro dos estreitos quartos do esfincter do gato. A cirurgia é absolutamente necessária para aliviar esse bloqueio. Muitas vezes até pode salvar a vida de um gato, de fato.

Sintomas

Se você tem alguma razão para temer o bloqueio de bolas de pêlo em seu precioso animal de estimação, procure imediatamente uma intervenção veterinária de emergência para ela. Alguns sinais a serem observados incluem tentativas constantes de vômito infrutífero, perda de apetite e exaustão incomum. Quando bolas de pêlo superdimensionadas estão envolvidas, o tempo é essencial.