Cães Fêmeas Reconhecem Seus Filhotes Nos Últimos Anos?

Autor: | Ultima Atualização:

As mães filhotes podem se lembrar de suas crias.

Proteger e cuidar de seus filhotes é instintivo em cadelas domesticadas, assim como é para caninos em o selvagem. Se uma ninhada de filhotes permanece com Mamãe por tempo suficiente, sua memória é impressa e ela reconhecerá os cães adultos como os dela nos anos seguintes.

Memória canina

A memória de longo prazo de um cão não é como a de um ser humano. A memória do cão depende mais do imprinting, um processo bioquímico estimulado pela visão e pelo olfato. O imprinting é um comportamento inato ou resposta a um estímulo aprendido e ocorre em um momento específico da vida de um animal conhecido como "o tempo sensível". Isso acontece em um cão mãe depois de dar à luz e desencadeia seu instinto protetor. Esse instinto é reforçado à medida que os filhotes crescem e, se permanecerem com a mãe por tempo suficiente, permanece com ela por toda a vida, diz o especialista em comportamento animal Steven Lindsay. À medida que os filhotes amadurecem, Lindsay acredita que a resposta fisiológica é fortalecida tanto na mãe quanto nos filhotes, criando um vínculo que permite que se reconheçam mais tarde.

Traços antigos

Embora o DNA dos cachorros tenha mudado ao longo dos séculos, os cães são descendente de lobos e a memória materna canina está enraizada ali. Filhotes de lobo permaneceram com o pacote da família por um a três anos até a idade adulta, então era natural manter laços familiares. Na natureza, manter a família unida serviu de proteção para a matilha. Embora este não seja o caso das ninhadas domésticas, o instinto da cadela de proteger os jovens permanece e ela os protegerá até mesmo de cães que ela conhece que moram na mesma casa. Esse instinto materno permite que ela se lembre de seus filhos se permanecerem com ela durante o período formativo de três a quatro meses após o nascimento, de acordo com Lindsay.

Quando a memória falha

É importante socializar os filhotes enquanto eles estão na maca com a mãe, mas não para desmamar ou removê-los cedo demais. Qualquer um deles pode resultar em filhotes com problemas comportamentais ou de treinamento mais tarde. A socialização prepara jovens filhotes para conhecer e interagir com pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos. Uma vez que os filhotes tenham idade suficiente, geralmente por volta das 4 semanas de idade, os visitantes que brincam com eles individualmente os ajudam a se preparar para a vida fora da ninhada. Filhotes que não são socializados podem ser tímidos ou reservados após deixarem a ninhada. Quando os filhotes são levados cedo demais, a impressão completa não ocorre e a mãe não reconhecerá sua prole. Tipicamente, os filhotes começam a ser desmamados entre 4 e 6 semanas de idade, mas a ninhada permanece com a mãe até que ela tenha pelo menos 8 semanas de idade.

Reunião familiar

Você pode não reconhecer a saudação de um cachorro por filhotes quando eles se encontram. Eles não gritam e pulam em saudação feliz. Observe com cuidado, porém, e você verá um sniffing prolongado e abanando entre um cão mãe e sua prole. Se a prole se torna excessivamente exuberante, a cadela pode virar a cauda e partir, pronta para retornar a uma existência livre de filhotes.