Cães E Gatos Podem Pegar Resfriados Ou Vírus Humanos?

Autor: | Ultima Atualização:

Cães e gatos podem pegar resfriados humanos.

Cães, gatos e humanos compartilham uma série de sintomas frios - nariz entupido e irritabilidade, para começar - mas as causas subjacentes são geralmente alienígenas. Animais de estimação e pessoas podem compartilhar alguns vírus, mas culpados comuns não são tipicamente entre eles. Alguns sintomas parecidos com o frio, porém, podem mascarar uma doença transmissível

Capturando resfriados

Uma variedade de germes é responsável pelo resfriado comum em cães e gatos, assim como em humanos, mas eles não são os mesmos vírus . A maioria das infecções respiratórias - e a maioria dos vírus - são específicas das espécies. Muitos resfriados de cães comuns vêm de vírus da gripe canina e bactérias Bordetella; muitos resfriados de gatos comuns vêm do herpes felino e do vírus calici e da bactéria bordetella; e muitos resfriados humanos comuns vêm do rinovírus. Quando você pega um resfriado, você não precisa se preocupar em deixar seus animais de estimação doentes

Uma exceção notável

Falando amplamente, muitos veterinários observam que cães e gatos não podem pegar resfriados humanos. O surto de H1N1 de 2009, no entanto, desafiou a sabedoria convencional quando pelo menos um gato (e dois furões) aparentemente contraíram a gripe suína de humanos. Em um artigo no The New York Times, o Dr. Brett A. Sponseller disse que não há evidências de que a transmissão de gatos para humanos seja provável, já que os gatos não tossir ou espirrar. Após o incidente do gato, o Patrocinador recebeu vários telefonemas de donos de animais preocupados, de acordo com o artigo, que sugere que este não foi o primeiro caso - apenas o primeiro caso confirmado.

Muddier Waters

Enquanto os germes que causam a maioria dos resfriados e gripes são específicos da espécie, alguns que causam sintomas semelhantes aos do resfriado e da gripe estão em disputa. Certas variedades de estreptococos - que causam dor de garganta - são infecciosas entre cães, gatos e humanos. Você pode não saber se seus animais de estimação o possuem, já que cães e gatos podem ser portadores sem exibir sintomas de infecções. A direção do vetor de doenças compartilhadas é tipicamente de animais de estimação para humanos - tais doenças são chamadas de zoonoses - e não o contrário.

Em relação às zoonoses

As pessoas geralmente contraem zoonoses por contato com saliva animal ou fezes. Animais de estimação portadores de doenças podem não apresentar sintomas ou podem estar hospedando pulgas, ácaros e carrapatos relevantes. As doenças zoonóticas comuns e parasitas transmitidos de cães e gatos para humanos incluem raiva, micose e parasitas intestinais. Febre da arranhadura do gato, salmonelose, lombriga, ancilóstomo e toxoplasmose são outros exemplos comuns. Bebês, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico comprometido correm maior risco de contrair essas doenças.