O Ligamento Deltóide Pode Se Tornar Inflamado Durante A Corrida?

Autor: | Ultima Atualização:

Em 2012, a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos estimou que 25.000 lesões no tornozelo ocorrem nos Estados Unidos a cada dia.

Após uma corrida, você percebe algum inchaço no interior do seu tornozelo. Você faz uma pequena pesquisa - ou talvez muito - e descobre que há um ligamento lá, o ligamento deltóide. Este ligamento corre ao longo do interior do tornozelo, desde o maléolo medial (o inchaço no interior do tornozelo) até os ossos do pé. O ligamento deltóide impede que você role seu tornozelo para dentro. Embora este ligamento não seja tão comum quanto os ligamentos do lado de fora do tornozelo, se você correr uma quantidade razoável ou correr em terreno irregular, poderá desenvolver irritação. Conhecer as diferentes causas de inflamação do ligamento deltóide encontradas durante a corrida pode ajudar a prevenir lesões no tornozelo.

Entorses de tornozelo

O dano ligamentar, também conhecido como entorse de tornozelo, é uma causa comum de inflamação do ligamento do deltoide. Isso pode acontecer quando o pé aterrissa em terrenos irregulares e seu tornozelo rola para dentro. O trecho colocado no ligamento deltóide por este pouso pode resultar em uma lágrima parcial ou completa, causando inflamação, pois seu corpo traz sangue para a área para ajudar no processo de cicatrização.

Fraturas do tornozelo

Fraturas do tornozelo são basicamente mais entorse de tornozelo grave, mas ao invés de rasgar o ligamento, você quebra um osso do tornozelo. Semelhante às entorses de tornozelo, fraturas de tornozelo ocorrem tipicamente quando o pé pousa em uma posição ruim no chão e rola para dentro. Quando o ligamento arranca o osso, trazendo um pedaço de osso, é chamado de uma fratura de avulsão.

Sapatos mal ajustados

Às vezes, os tênis de corrida mais bonitos não são os corretos para o seu tipo de pé. Sapatos apropriados são imperativos para correr com segurança. Pense desta forma: o seu pé pode atingir o solo com a força de três vezes o seu peso corporal até 1000 vezes por milha. Um sapato mal ajustado pode causar inflamação do ligamento do deltóide ao correr segurando o pé em posição pronada ou virada para fora. O estresse repetitivo pode rasgar parcialmente o ligamento deltoide, causando inflamação.

O que você pode fazer para diminuir a inflamação

Embora a inflamação seja a resposta do corpo a uma lesão, pode ser incômodo e prolongar o tempo de cura. Quando os atletas obtêm uma lesão, a primeira coisa que o treinador esportivo diz é o RICE. Infelizmente, comprar uma sacola de arroz não é a solução. RICE é o acrônimo que significa repouso, gelo, compressão e elevação. Descanse: tire algum tempo de suas atividades para permitir que seu corpo cure, pelo menos, 1 a 2 dias. O gelo deve ser colocado na lesão por 15 a 20 minutos, e depois removido por 15 a 20 minutos. Você pode repetir esse processo pelo tempo que quiser. A compressão é usada para limitar o inchaço na área lesada e fornecer suporte adicional. Isso é feito tipicamente com uma bandagem elástica ou fita adesiva. Elevar a área lesada para diminuir a inflamação, ajudando o sangue a retornar ao coração

O que mais poderia ser?

O ligamento deltóide está localizado muito perto de vários outros músculos, ligamentos, nervos e vasos sanguíneos no tornozelo. Danos a qualquer uma dessas estruturas podem causar inflamação ao redor do ligamento deltoide, o que pode ser facilmente confundido com inflamação do próprio ligamento deltóide. É melhor consultar um profissional médico se você acredita que pode ter uma lesão. Lembre-se, apenas um médico pode diagnosticar corretamente qualquer lesão que você possa ter e fornecer o tratamento adequado, fazendo com que você volte a correr sem dor o quanto antes.