O Colesterol Pode Flutuar?

Autor: | Ultima Atualização:

O seu médico pode prescrever um exame de sangue para verificar os seus níveis de colesterol

O colesterol é um dos mais importantes contribuintes para a aterosclerose ou endurecimento das artérias, doenças cardíacas e ataques cardíacos. Manter seus níveis de colesterol em uma faixa saudável pode ser difícil, especialmente quando você está se perguntando se seus números são realmente altos ou se estão temporariamente elevados por causa de fatores de curto prazo relacionados à sua dieta e hábitos de vida. É importante que o seu médico verifique regularmente os seus níveis de colesterol para descobrir o que pode estar a causar flutuações

Comer alimentos gordurosos

Comer alimentos ricos em gordura total, gorduras saturadas, gorduras trans e calorias pode aumentar o seu sangue níveis de colesterol, de acordo com a Universidade de Illinois. Estes alimentos incluem alimentos fritos, carne e produtos lácteos e produtos de panificação. Seus níveis de colesterol podem aumentar depois de comer uma refeição gordurosa. É por isso que os médicos recomendam não comer nada ou beber nada, exceto água, oito a 12 horas antes de fazer um exame de sangue para o colesterol. No entanto, mesmo o jejum de 12 horas pode não equilibrar completamente a flutuação causada pela ingestão de uma refeição especialmente rica em gordura. Em outras palavras, se você teve uma refeição grande e gordurosa, ela pode aumentar seu colesterol por mais de um dia.

Mudanças Sazonais

Um estudo publicado no "Jornal da Associação Médica Americana" examinou as alterações do colesterol em mais de 500 pacientes ao longo do ano. Os maiores níveis de colesterol foram observados em dezembro e janeiro, enquanto os menores foram observados no verão. Embora eles descobrissem que o colesterol total da maioria das pessoas não variava muito - 2% em média nos homens e 3% nas mulheres - essas pequenas mudanças foram suficientes para adicionar 22% dos pacientes à categoria de colesterol alto. Os pesquisadores também observaram que mulheres e pacientes com colesterol alto eram mais propensos a grandes flutuações. Essas mudanças nos níveis de colesterol ocorrem em parte porque as pessoas têm maior volume de sangue nos meses de verão. Isso acontece porque eles são mais ativos e bebem mais líquidos. O maior volume de sangue significa que a concentração de colesterol é diluída

Beber álcool

Uma quantidade moderada de álcool, especialmente na forma de vinho tinto, tem sido apontada como útil para reduzir o LDL ou colesterol não saudável e aumentar o colesterol HDL. MayoClinic.com observa que esta quantidade é uma bebida diária para mulheres de qualquer idade, até uma dose diária para homens com mais de 65 anos e até 2 doses diárias para homens com menos de 65 anos. No entanto, o site adverte que os benefícios relacionados ao colesterol O consumo leve não é significativo o suficiente para recomendar que os não-bebedores comecem a beber. Consumo de álcool em excesso pode causar problemas de saúde, incluindo ganho de peso, danos ao fígado, desnutrição, danos neurológicos e pressão arterial elevada.

Modificando níveis de colesterol

A American Heart Association tem várias sugestões sobre como manter os níveis de colesterol equilibrados. Estes incluem a cessação do tabagismo. O tabagismo pode aumentar a placa prejudicial e o acúmulo de colesterol nas artérias. Exercite-se por pelo menos 30 minutos pelo menos quatro vezes por semana. Certifique-se de que você está recebendo sua frequência cardíaca em até 85% do seu máximo para obter o maior benefício de saúde. Uma fórmula simples para calcular sua freqüência cardíaca máxima é subtrair sua idade de 220. Além disso, é importante comer uma dieta balanceada rica em fibras, grãos integrais, frutas e legumes crus e pobre em amidos refinados, gordura trans e saturada e carne vermelha.