Can Cats Get Pneumonia?

Autor: | Ultima Atualização:

Estou me sentindo muito melhor, obrigado.

Assim como os humanos, os felinos podem ser vítimas de pneumonia. Esta temida doença pulmonar pode resultar de vários fatores, terminando como pneumonia viral, bacteriana ou aspiracional. Tratamento veterinário imediato pode salvar a vida do gatinho. Você terá que brincar de enfermeira de gato enquanto ele se recupera, esperando por ele pé e pata.

Pneumonia felina

Seus pulmões e os pulmões do gatinho são muito parecidos, exceto pelo tamanho, realizando as mesmas funções. Vocês dois também podem ter doenças pulmonares semelhantes. A pneumonia felina vem em dois tipos gerais: aspiração e infecciosa. A pneumonia por aspiração ocorre quando o gatinho inala um objeto estranho em seus pulmões. Por exemplo, ele pode vomitar e parte do vômito entra nos pulmões. Pneumonia infecciosa resulta de vírus, fungos ou bactérias, especialmente o cali felino ou vírus influenza ou cryptococcus, um fungo

Sintomas

Como nas pessoas, sintomas de pneumonia em gatos começam parecendo um resfriado, progredindo para algo muito mais grave. Seu gato pode começar a tossir e espirrar, com uma descarga nasal. Sua respiração se torna dura e alta e ele não tem interesse em comida. Ele é letárgico, febril e obviamente um gatinho doente. Leve-o ao veterinário o mais rápido possível.

Diagnóstico

Seu veterinário tira raios X dos pulmões de seu gato, além de medir a temperatura e fazer um exame físico. Ela também pode tirar uma amostra de fluido de seus pulmões para testes. Isso ajuda a identificar a causa da pneumonia, incluindo o tipo de bactéria, se for uma infecção bacteriana. Se o veterinário suspeitar de pneumonia aspirativa, ela também fará um exame de urina e examinará seu esôfago com um endoscópio. O tratamento depende do que está causando a pneumonia.

O tratamento

Kitty provavelmente exigirá hospitalização por alguns dias até que ele se estabilize. Ele receberá antibióticos, fluidos intravenosos para tratar a desidratação e oxigênio, se necessário. Uma vez que ele começa a se recuperar e começa a comer novamente, ele pode ir para casa, mas requer cuidados de suporte por semanas. No entanto, depende muito da causa da doença. Se houver outra doença subjacente causando pneumonia, como a peritonite infecciosa felina, o resultado não será bom. A melhor maneira de prevenir a maioria dos tipos de pneumonia é levar o gatinho ao veterinário sempre que ele tiver tosse ou problemas respiratórios. Morda esse problema pela raiz antes que fique pior.