Os Gatos Podem Tornar-Se Mortalmente Doentes Se Ficarem Na Chuva Fria?

Autor: | Ultima Atualização:

O seu gatinho irá desfrutar de dias chuvosos em ambientes fechados.

Brrr. Quando está chuvoso e frio, você quer estar dentro. Mas e o seu gatinho? Ela pode ficar doente, mesmo doente, se ficar na chuva fria? Os gatos podem e sucumbem à hipotermia - uma condição que literalmente esfria um gatinho até os ossos.

O Desert Marauder

Os gatos andam por aí com humanos por pelo menos 10.000 anos. Antes disso, o gato era literalmente um gato selvagem - o gato selvagem do Oriente Próximo, para ser preciso. Esses gatos ainda vagam pelo Oriente Médio e pela África, e podem se reproduzir com gatos domésticos modernos. A espécie tem estado nessa área por um bom tempo - desde 70.000 a 100.000 anos - e está bastante adaptada a climas quentes. Alguns gatos modernos podem cultivar casacos impressionantes, mas a maioria dos gatos ainda favorece seus ancestrais, preferindo muito mais o calor ao frio.

O que acontece se um gato fica encharcado de chuva?

Os gatos podem ficar quentes se estiverem secos . Mas como nós humanos, estar molhado e exposto ao vento significa desastre para eles. Seus casacos não podem isolá-los e a temperatura do corpo cai. Uma temperatura normal de gatinho está entre 100,5 e 102,5 graus Fahrenheit. Com hipotermia, a temperatura do gato cai abaixo de 100 graus, o que pode causar queimaduras e morte se não for tratado.

Sintomas da Hipotermia

O principal sintoma da hipotermia é a temperatura corporal reduzida. Outros sintomas incluem pele fria, calafrios, fraqueza, tropeços, letargia, rigidez muscular, respiração lenta e batimento cardíaco, respiração superficial, sonolência, coma e morte.

Tratando a hipotermia

Se o seu gatinho está com hipotermia, você precisa aquecê-lo e leve-o ao veterinário imediatamente. Em casos leves de hipotermia em que o gato ainda está consciente e bastante alerta, trazê-lo para um local quente dentro dele e envolvê-lo em cobertores provavelmente fará o truque. Em casos moderados e mais graves de hipotermia, você deve procurar atenção veterinária. Você pode usar almofadas de aquecimento ou garrafas de água quente cheias de água morna (não quente). Coloque uma toalha entre o gato e a almofada de aquecimento ou a garrafa de água para evitar queimaduras. Verifique a temperatura retal do gato a cada 10 minutos para garantir que você não o superaqueça.

Prevenção da Hipotermia

Use o bom senso. Não deixe seu gato na chuva fria. Não deixe seu gato sair durante o inverno. Seu gatinho ficará muito mais feliz deitado perto de um fogo quente e aconchegante do que chover ou nevar. Gatos que vivem ao ar livre não vivem tanto quanto gatos só de dentro, então manter seu gato dentro é muito mais seguro do que deixá-lo vagar.