Um Gato Pode Disseminar Leucemia Para Os Outros?

Autor: | Ultima Atualização:

A aparência simples pode transmitir o vírus para outros gatos.

A leucemia felina é uma das causas principais de gatos vadios, mas também pode afetar gatos em ambientes fechados. A boa notícia: a medicina veterinária já percorreu um longo caminho desde que o vírus foi descoberto na década de 1960, e a leucemia agora pode ser administrada para ajudar Kitty a permanecer por mais tempo e viver uma vida mais feliz e cheia.

O que é leucemia felina? Embora a leucemia humana não seja contagiosa, a doença funciona de maneira diferente nos gatos. Isso porque a leucemia felina é causada por um vírus conhecido como FeLV ou vírus da leucemia felina. Este vírus pertence à mesma família que o vírus HIV que afeta os seres humanos. Embora o vírus cause leucemia - câncer de sangue - em muitos gatos, ele também pode causar outras doenças, incluindo câncer de medula óssea ou doença respiratória.

Formas de Transmissão

A leucemia felina pode ser passada para outros gatos - mas não humanos ou outros animais de estimação - através de fluidos corporais. Entrar em uma briga e tirar sangue pode espalhar o vírus de um gato para outro. Assim, dois gatos se preparam ou bebem da mesma tigela de água, pois o vírus pode ser transmitido pela saliva. Até mesmo compartilhar uma caixa de areia pode ser um problema.

Como é contagioso?

Como o vírus não está no ar, você não precisa se preocupar com a leucemia se espalhando em sua casa - contanto que você mantenha o gato testado positivo separado dos outros. Assim que os gatos se juntam, o risco de contágio é muito alto. Gatos grávidas podem passar o vírus para os gatinhos

Prevenção e Tratamento

Existe uma vacina disponível para prevenir a infecção do vírus. Uma vez que a leucemia em gatos é sempre causada pelo vírus, a prevenção da infecção impedirá o desenvolvimento da doença. Não há tratamento efetivo para o vírus FeLV. Embora os veterinários possam ajudar a fornecer cuidados paliativos para ajudar a melhorar a qualidade de vida, não há cura para isso. Também tenha em mente que os gatos podem transportar o vírus por anos sem mostrar nenhum sintoma e ainda podem passar o vírus para outros gatos durante esse tempo.