Os Abcessos Do Gato Podem Desaparecer Por Conta Própria?

Autor: | Ultima Atualização:

Os abcessos do gato são coleções de pus e infecção.

Um dia você nota um caroço inchado incomum em algum lugar do seu gato enquanto acaricia seu pêlo. Ele está insatisfeito com o exame do estranho inchaço e é doloroso quando tocado. Este monte estranho é um abscesso, evidência de que seu gato tem uma lesão que não curou adequadamente.

Cicatrizes de Batalha

Gatos geralmente desenvolvem abcessos após uma briga, e até mesmo o gato mais gentil pode se transformar em uma mordida , demônio com garras nos espasmos da batalha. Garras de gato e dentes estão rastejando com bactérias e perfeitas para criar feridas de perfuração. Quando a pele se fecha sobre a ferida, ela retém as bactérias internas. Isso faz com que o sistema imunológico do gato envie células brancas do sangue para combater os bandidos invasores, o que cria um pus espesso e geralmente mal-cheiroso dentro da ferida. Quanto mais tempo a batalha avança, mais pus é criado. Isso pode resultar em um abscesso crescendo para muitas vezes o tamanho da ferida real.

Thar, ela sopra!

A boa notícia é que o abcesso geralmente desaparece por conta própria, se for dado tempo suficiente. A má notícia é que ele irá “embora” se rompendo, vomitando todo o pus coletado e as substâncias nocivas que a pele continha. Isso ajuda a aliviar a dor e a pressão que seu gato sofreu quando o abscesso inchou, mas não resolve a lesão em si. Sem o tratamento adequado, a pele pode simplesmente voltar a crescer sobre a lesão original - que o abcesso, agora rompido, impediu de curar - e formar outro abcesso.

Perigos ocultos

Um pequeno buraco no seu gato é a menor das suas preocupações se ele não recebe tratamento por uma lesão. Além das bactérias “normais” encontradas nos dentes e garras do gato, há sempre a possibilidade de algumas outras doenças chegarem ao seu gato, como raiva ou FIV. Quanto mais tempo um abcesso não for tratado, maior a chance de a bactéria invadir os tecidos mais próximos, causando uma infecção mais profunda.

Melhor segurança do que remediar

Muitos donos de animais zombam da idéia de levar o tigre ao veterinário só porque ele ficou um pouco boo-boo durante um recado. Alguns até mesmo se encarregam de lançar o abscesso e estimular a cura, mantendo a ferida limpa e coberta com pomada antibiótica. Em alguns casos, isso pode funcionar e a vida continua sem um solavanco. Mas nem todos os abcessos são criados iguais e alguns podem precisar de mais atenção profissional. No mínimo, chame seu veterinário quando você descobrir um abcesso e pedir conselhos. Ela pode querer verificar Tiger para certificar-se de que a ferida parece saudável e provavelmente curar corretamente.