Um Empregador Pode Falar Com Os Funcionários Sobre O Motivo Pelo Qual Alguém Foi Demitido?

Autor: | Ultima Atualização:

Discuta que um funcionário está demitindo apenas com aqueles que precisam saber.

As pessoas são demitidas por vários motivos, inclusive não sendo o ajuste certo para a empresa. Os profissionais de recursos humanos geralmente preferem usar o termo "separado" em vez de "demitido" para explicar por que um funcionário foi dispensado e, às vezes, por boas razões. Mesmo que os empregadores possam dizer o que quiserem sobre os empregados demitidos, se for verdade, fazê-lo indevidamente pode causar problemas.

Firing Employees

O escritório de advocacia Labor Frost Brown Todd observa que é difícil saber quanto dizer aos colegas de trabalho quando um funcionário é encerrado inesperadamente. Bons gerentes querem que seus funcionários saibam que não vão demiti-los arbitrariamente, enquanto equilibra a necessidade de não tolerar certos tipos de conduta evitando declarações difamatórias.

Processos de difamação de funcionários

Você pode dizer o que quiser sobre um funcionário que você demitido enquanto o que você diz é verdade. Por exemplo, se um empregado foi pego roubando propriedade da empresa e você o demitiu, você está livre para dizer isso a outros funcionários; apenas não exagere ou mentir. Na legislação trabalhista, a difamação pode ocorrer quando você faz uma declaração falsa sobre um funcionário que você demitiu para um terceiro, como outro funcionário.

Discussão de funcionários demitidos

Pense antes de falar a verdade sobre um funcionário demitido para outros funcionários . Discuta um funcionário demitido apenas com aqueles que precisam dessas informações. Além disso, tenha um plano para o que você dirá aos funcionários que possam perguntar sobre o funcionário e proíba gerentes e supervisores de discutir esse funcionário. Se a rescisão de um funcionário estiver causando interrupções no local de trabalho, publique uma declaração bem escrita para parar tais problemas.

Lidando com demissões de funcionários

Geralmente é inteligente ter uma única pessoa, como um gerente de RH, lidando com explicações de desligamento de funcionários. As referências para quaisquer funcionários que você separou ou demitiu devem ser cuidadosamente pensadas. Embora você possa falar a verdade quando chamado como referência, evitar uma possível ação por difamação é uma prioridade. Fornecer uma referência de funcionário que forneça apenas datas de emprego e cargos ocupados geralmente é uma boa ideia.