Bulbos De Olhos E Pugs

Autor: | Ultima Atualização:

Tenha um cuidado especial para proteger os olhos salientes do seu pug.

Com seus grandes olhos e faces planas e enrugadas, os pugs são cuties. Mas aqueles olhos arregalados emprestam uma adorabilidade inata que vem com um preço: Pugs são propensos a problemas oculares. Você terá que tomar um cuidado especial com seu amigo para manter seus espiões em segurança.

Padrão de Raça

Sem aqueles olhos grandes e ousados, um pug literalmente não é um pug. O padrão do American Kennel Club para a raça inclui uma descrição de como os olhos devem aparecer. Se você tem um pug, provavelmente já sabe disso, aquele olhar doce, suplicante, por favor, ame-me-e-me-dá-muitos-prazeres: "Os olhos são de cor escura, muito grandes, arrojados e proeminente, de forma globular, de expressão suave e solícita, muito brilhante e, quando excitado, cheio de fogo.

Problemas comuns

A proeminência exigida pelo padrão da raça AKC torna os olhos do seu pug anormalmente sujeitos a ferimentos. Em lares de múltiplos animais, esses olhos podem ser alvos tentadores. Um golpe de um gatinho assustado ou com raiva pode perfurar ou cortar o olho do seu pug. Pugs também costumam sofrer problemas oculares relacionados à exposição. A ceratoconjuntivite seca é um termo médico que basicamente significa que os olhos do seu pug estão muito secos porque eles não conseguem fazer lágrimas suficientes. "Cherry eye" é um problema comum que pode levar a secura nos olhos, de acordo com o 2007 Home Edition de "The Merck / Merial Manual para Pet Health". Ocorre quando uma glândula lacrimal fica inflamada e inchada, fazendo parecer que o seu pug tem uma cereja no canto do olho

Cuidados e Tratamento

Verifique com frequência os olhos do seu pug quando limpa as dobras faciais. Não é preciso muito mais esforço para procurar vermelhidão, ressecamento ou secreção, e para verificar se os cílios não estão se transformando e irritando o olho - uma condição chamada entrópio. Examine os cantos dos olhos em busca de qualquer sinal de pigmentação marrom da queratose pigmentar, que pode se desenvolver em qualquer idade, como resultado de outros problemas oculares. Pode eventualmente cobrir todo o olho se não for tratado precocemente. Se os olhos do seu precioso pug desenvolverem um problema, seu veterinário determinará o melhor curso de ação. O tratamento varia de colírio para olhos secos a cirurgia para entrópio crônico.

Considerações

A questão é: os olhos do seu pug se projetam. É perfeitamente normal em pugs. O abaulamento torna seu pug mais vulnerável aos danos oculares, mas o cuidado e a atenção adequados podem evitar problemas. Monitore o comportamento do seu pug se você estiver preocupado com os olhos dele. Mesmo que aparentemente nada esteja errado, as ações do seu amigo podem indicar um problema. Se ele patear os olhos, entrar em objetos ou piscar muito, faça uma rápida visita ao veterinário para ter certeza de que ele está bem. No mínimo, isso lhe dará paz de espírito.