As Melhores Maneiras De Elevar O Ph Em Um Aquário De Água Salgada

Autor: | Ultima Atualização:

Um pH consistente e adequado mantém sua comunidade aquática feliz

O pH do seu aquário de água salgada é um aspecto importante da química da água. Seus pequenos nadadores salgados precisam que o pH se mantenha estável em cerca de 8,2. O nível cairá naturalmente ao longo do tempo como resultado de processos biológicos em seu ecossistema subaquático, então você precisará levantá-lo de vez em quando.

Certifique-se antes de elevar o pH

Antes de tomar medidas para aumentar o pH seu aquário marinho, esteja certo de que você realmente precisa. Sempre meça seu pH na mesma hora do dia; os níveis têm seus picos e vales ao longo do dia, chegando ao máximo no período da tarde. Então, se você testar o pH antes do jantar hoje e novamente antes do café da manhã em dois dias, você pode erroneamente concluir que o pH tomou um mergulho. Além disso, os medidores de pH eletrônicos exigem calibração - alguns com mais frequência do que outros - e os kits de teste de pH perdem a precisão com o tempo. Se você não calibrou recentemente ou se esteve usando o mesmo kit por meses, calibre ou pegue um novo kit.

Levante-o devagar

Embora seja verdade que seus amigos de água salgada e plantas precisem de um uso consistente pH entre 8,0 e 8,4, não entre em pânico se de repente você encontrar seu pH em 7,8. Você causará mais dano a seus companheiros que habitam a água, elevando rapidamente o pH de volta para 8,2, em vez de deixá-los passar por um período breve de 7,8, 7,9 e assim por diante. A vida marinha tem dificuldades com grandes e súbitas mudanças na química da água, e elas podem até ser fatais. Alguns peixes estão em risco com apenas uma mudança de pH de 0,2 de uma só vez. Portanto, não tente cada correção de pH ao mesmo tempo. Aumente gradualmente o pH de volta até onde ele precisa estar

O Teste Airstone

A explicação mais provável para uma queda no pH é um excesso de dióxido de carbono, geralmente na própria água, mas às vezes no ar em o quarto que abriga seu tanque. Faça uma leitura de pH e adicione um airstone ao seu aquário. Faça outra leitura no dia seguinte (ao mesmo tempo, é claro). Se o pH subir, o seu aquário realmente tem muito dióxido de carbono; se o pH cair ainda mais, a sala contém muito dióxido de carbono, o que impede a aeração adequada na superfície da água, onde interage com o ar. Isso pode acontecer em espaços pequenos ou fechados.

Corrigindo problemas de dióxido de carbono

É provável que o teste de airstone aponte excesso de dióxido de carbono na água. Primeiro, limpe seu escumador de proteínas e certifique-se de que ele está funcionando corretamente, pois ele deve ajudar a manter os níveis de dióxido de carbono baixos, a menos que ele desapareça. (Uma atualização para um modelo mais eficiente também pode ajudar.) Aumente a aeração do tanque para deslocar mais dióxido de carbono com mais oxigênio. Mantenha o airstone, ou tente uma varinha de bolhas, fonte ou outro dispositivo de aeração. Você também pode adicionar uma solução de hidróxido de cálcio à água. Siga as instruções do produto. Se você determinar que há muito dióxido de carbono na sala onde guarda seu aquário, você tem duas opções: realocá-lo ou aumentar a circulação de oxigênio na sala abrindo uma janela ou usando ventiladores para fazer circular o ar do restante da casa.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio - mais conhecido como bicarbonato de sódio - aumenta o pH do aquário de água salgada. Use este método se o seu teste airstone não aumentar ou diminuir o pH e o excesso de dióxido de carbono não é problema seu. Comece por preparar uma mudança parcial de água, tal como faria com a manutenção do seu tanque normal. Substitua um galão de água por cada 20 no tanque. Medir uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada galão de substituição e misture-o. Lembre-se, colheres de chá são niveladas, não o maior monte que você pode empar precariamente. Ao longo de uma hora, adicione a água de reposição tratada pouco a pouco. Se necessário, repita essa correção de pH novamente no dia seguinte.