Os Melhores Alimentos Para Gatos Masculinos Com Cistos Do Trato Urinário

Autor: | Ultima Atualização:

Os cistos urinários são comuns em gatos e especialmente perigosos para gatos machos.

Problemas do trato urinário são comuns em gatos, especialmente machos. Em alguns casos, a causa é fácil de diagnosticar e, às vezes, parece não haver causa alguma. Os cistos urinários que se desenvolvem podem causar inflamação, infecção ou bloqueio. Mudanças simples na dieta podem fazer uma grande diferença na sua prevenção

Entendendo a Doença do Trato Urinário Inferior Felino

Se seu gato está passando muito tempo na caixa de areia e parece desconfortável, ele pode ter doença felina do trato urinário inferior ( FLUTD), que é a inflamação da bexiga e do trato urinário. Muitas vezes a inflamação é causada por uma infecção ou por uma causa desconhecida. No entanto, às vezes é causada por urólitos, que são comumente chamados de pedras, cistos ou cristais, e resultam em irritação, sangramento e, em casos graves, bloqueio urinário. Gatos machos são particularmente suscetíveis à inflamação urinária, cistos e bloqueios, porque seu trato urinário é mais longo e estreito que o das gatas. Mesmo que o FLUTD possa deixar os gatos desconfortáveis ​​ou mesmo causar problemas graves, geralmente pode ser controlado com mudanças simples na dieta.

A Importância da Água

Como todos os mamíferos, os gatos precisam de água. Mas seu gato pode não beber tanta água quanto deveria. Os gatos são carnívoros e viveram ao longo dos séculos comendo presas. Sua dieta natural é de 70 a 75 por cento de umidade, o que ajuda a manter a bexiga e o aparelho urinário corados e saudáveis. A comida seca, por outro lado, tem menos de 10% de umidade. Por causa do alto teor de água em seus alimentos naturais, os gatos não desenvolveram um impulso forte pela sede. Como resultado, os gatos que comem apenas alimentos secos estão frequentemente em um estado perpétuo de desidratação leve, e seus tratos urinários não são liberados com tanta frequência quanto deveriam. A adição mais importante à dieta do seu gato para ajudar a prevenir os cistos urinários é a água. Tente encontrar uma maneira de incentivá-lo a beber mais água, adicionando uma tigela de água corrente ou simplesmente deixando uma pia escorrer. Você também pode tentar adicionar algumas gotas de suco de atum na tigela de água do seu gato para torná-lo mais atraente.

Alimentos enlatados podem ser uma boa solução

Muitos gatos não bebem água suficiente para manter seu trato urinário saudável, mesmo com a adição de fontes ou sabores na tigela de água. Então, o próximo passo é adicionar comida enlatada à sua dieta. A veterinária Lisa Pierson recomenda fazer a transição do seu gato para uma dieta enlatada, ou pelo menos adicionar um alimento enlatado de qualidade à sua dieta todos os dias. Ela recomenda a escolha de um alimento enlatado com altos níveis de proteína, baixo carboidrato e baixo nível de fósforo para minimizar o risco de cistos urinários. Como os alimentos enlatados geralmente têm 75% ou mais de umidade, os gatos que consomem uma dieta basicamente enlatada, limpam o trato urinário inteiro com mais frequência, reduzindo o risco de acúmulo de minerais em cistos.

Alterar os sabores

Alguns cistos do trato urinário podem ser causada por alergias alimentares, especialmente frango e peixe. Se você tem alimentado seu gato principalmente de frango ou peixe por um longo tempo, você pode considerar mudar a proteína na comida do seu gato. A veterinária holística Karen Becker recomenda a escolha de uma nova proteína, como o coelho, para ver se uma mudança fácil de dieta para uma nova proteína ajudará a aliviar os cistos urinários. Se você está escolhendo entre comida enlatada ou uma nova proteína, adicionar comida enlatada é mais importante. Se você puder adicionar latas e trocar proteínas, você pode encontrar uma boa solução para o problema urinário de seu gato.

Comida crua é uma boa escolha

Se o seu gato ainda não está recebendo água suficiente mesmo com comida enlatada, você pode tente mudá-lo para comida crua. De acordo com a veterinária Elisa Katz, replicar a dieta natural de um gato ajudará a manter a acidez na urina em níveis normais, diminuindo o risco de cistos. Uma dieta crua também tem uma quantidade adequada de umidade, o que ajuda a manter o aparelho urinário liberado. Se você optar por alimentar o seu gato com uma dieta crua, converse com um nutricionista de animais de estimação ou um veterinário holístico antes de fazer a transição para ter certeza de que você está alimentando uma dieta completa e balanceada.