Os Benefícios Da Rhodiola

Autor: | Ultima Atualização:

A Rhodiola é uma erva adaptogênica poderosa que pode ajudar seu corpo a lidar com o estresse.

Precisa de ajuda para lidar com o estresse, um aumento de energia ou um alívio do blues? Rhodiola rosea é uma potente erva tônica promovida no norte da Europa, Rússia e Ásia para apoiar a imunidade, melhorar a acuidade mental, aumentar a energia, aumentar a libido e aliviar a depressão. O médico grego Dioscorides até menciona rhodiola em seu clássico texto médico “De Materia Medica”. Se você estiver procurando por um aliado herbal, a rhodiola pode ser apenas o ingresso, mas verifique com seu médico primeiro.

Adaptogens

Rhodiola é considerado um adaptógeno clássico - uma erva que pode fortalecer o corpo e trazê-lo de volta ao equilíbrio. Acredita-se também que os adaptógenos ajudem o corpo a lidar com o estresse crônico, e a rhodiola provou, em vários ensaios clínicos, exatamente isso. De acordo com a pesquisa publicada no "Journal of Psychopharmacology", um extrato padronizado de rhodiola limitou os padrões comportamentais negativos de camundongos expostos a estressores crônicos leves. Rhodiola também pode beneficiar pessoas que experimentam um declínio no desempenho no trabalho, clareza mental, capacidade de dormir ou apetite; fadiga; dores de cabeça; e hipertensão após intensa tensão mental ou física. A rhodiola tem sido usada por atletas para aumentar o desempenho e a resistência, bem como pelos alunos para melhorar a concentração.

Depressão

Outra das ações aparentes da rhodiola é aliviar os sintomas de depressão, demonstrados em vários estudos científicos. Um estudo publicado na "Phytotherapy Research" revelou que uma dose única de rhodiola administrada a ratos teve efeitos antidepressivos e que aliviam a ansiedade. Em outro estudo duplo-cego, cientistas da Europa testaram um extrato padronizado de rhodiola em doses de 340 miligramas por dia e 680 miligramas por dia durante seis semanas; ambos os grupos de rhodiola tiveram uma melhora nos sintomas de depressão, enquanto o grupo de placebo não. A Rhodiola pode ajudar a melhorar o humor e aliviar outros sintomas de depressão, incluindo insônia.

Imunologia

Se os poderosos efeitos adaptogênicos da rhodiola não forem suficientes, também há evidências que sugerem que ela pode suportar a função imunológica e pode até ter propriedades anticancerígenas. . A Rhodiola é um poderoso antioxidante, potencialmente protegendo as células dos danos oxidativos, de acordo com um estudo publicado no Archives of Dermatological Research. Neste estudo, a rhodiola mostrou proteger os queratinócitos humanos - uma forma de célula da pele - contra danos causados ​​por radicais. Embora grande parte da pesquisa científica sobre a rhodiola seja proveniente de estudos in vitro ou em animais, os benefícios potenciais dessa famosa raiz são promissores

Sugestões de uso

A maioria dos extratos de rhodiola contém o principal constituinte fitoquímico chamado salidroside. A dose sugerida para o extrato é de 170 a 185 miligramas por dia, fornecendo 4,5 miligramas de salidroside, de acordo com o NYU Langone Medical Center. Quando a rhodiola é usada como tratamento único, duas a três vezes essa dose é geralmente administrada. Nenhum efeito adverso conhecido da rhodiola foi encontrado em ensaios clínicos, mas não há estudos abrangentes sobre sua segurança, por isso é melhor evitar em casos de gravidez, lactação, em crianças e para pessoas que sofrem de distúrbios hepáticos ou renais graves. Ervas tônicas como a rhodiola são frequentemente dadas por um período prolongado de tempo para conferir o benefício total, mas a rhodiola deve ser interrompida no caso de uma doença aguda - suas propriedades estimulantes podem piorar os sintomas.