Benefícios Da Pectina

Autor: | Ultima Atualização:

A pectina de maçãs e frutas cítricas é benéfica para a saúde.

Uma das razões pelas quais você deve comer uma maçã por dia é que elas são uma boa fonte de pectina. A pele e a polpa de frutas cítricas, como limões e laranjas, também contêm quantidades significativas de pectina. A pectina é um grande composto de carboidratos que ajuda a regular a digestão porque é um tipo de fibra solúvel. Além de seu papel na saúde digestiva, a pectina pode ter outros benefícios à saúde.

Câncer de Cólon

Pesquisadores mostraram que a pectina pode matar células de câncer de cólon humano em experimentos de laboratório. Eles descreveram seu trabalho na edição de janeiro-fevereiro de 2003 da "Anticancer Research". Além disso, tem havido muitos estudos ao longo dos anos que concluíram que, se você come regularmente frutas e legumes, você pode reduzir o risco de câncer de cólon. Um desses estudos foi publicado na edição de maio de 2009 do "The American Journal of Clinical Nutrition". O efeito da pectina na redução das células cancerosas do cólon pode estar relacionado à diminuição do risco de câncer de cólon associado ao consumo regular de frutas e vegetais.

Colesterol

Citrus e pectina de maçã podem ajudar a diminuir o LDL ou o colesterol "ruim" níveis. Em um estudo clínico, pesquisadores da Holanda mostraram que indivíduos que consumiram 15 gramas de pectina por dia durante quatro semanas reduziram seu colesterol LDL em 7% a 10% em relação aos controles. Os pesquisadores também concluíram que a estrutura química da pectina influenciou sua capacidade de reduzir o colesterol. Os resultados foram publicados na edição de maio de 2012 do "European Journal of Clinical Nutrition".

Ativação de Células Imunitárias

Quando você come uma maçã ou uma laranja, a pectina passa diretamente pelo seu sistema digestivo sem ser absorvida pela sua corrente sanguínea. No entanto, os cientistas foram capazes de alterar a estrutura desta pectina para produzir um material chamado pectina cítrica modificada, que pode entrar na corrente sanguínea. Pesquisadores mostraram que a pectina cítrica modificada pode ativar células do sistema imunológico, e essas células ativadas podem matar células de leucemia em uma amostra de sangue humano. Estes resultados apareceram na edição de agosto de 2011 da "BMC Complementary and Alternative Medicine".

Radiação

Pesquisadores descobriram que crianças que vivem na área da usina nuclear de Chernobyl tinham vários níveis de césio radioativo em seus corpos 17 anos após o colapso de 1986. O material radioativo contaminou o suprimento de comida, especialmente o leite que as crianças estavam bebendo. Crianças com níveis moderados a altos de césio radioativo receberam pectina de maçã por um período de 16 dias. Os pesquisadores observaram reduções significativas nos níveis de césio radioativo nessas crianças, bem como melhora nas anormalidades cardiovasculares que exibiram. O estudo deles apareceu na edição de dezembro de 2004 da "Swiss Medical Weekly".