O Comportamento De Um Periquito Doente

Autor: | Ultima Atualização:

Periquitos se comportam de maneira diferente quando estão doentes

Seu periquito de estimação é um membro importante da sua família. Se o seu passarinho permanecer saudável, ele poderá sobreviver de 5 a 10 anos, às vezes até 15 anos. Periquitos vêm de regiões tropicais do mundo todo e precisam ser alojados em temperaturas altas. É mais fácil para um periquito sucumbir a doenças e enfermidades em temperaturas mais baixas. Como os periquitos são animais de estimação animados e interativos, qualquer mudança de comportamento que você observe pode ser indicativa de doença e você deve levar seu periquito para ver um veterinário.

Atividade Reduzida

Periquitos têm personalidades ativas. Eles são inteligentes e precisam ser estimulados com atividades para manter uma boa saúde. Quando um periquito fica doente, ele pode ficar subjugado. Ele pode dormir excessivamente, deixar de se preparar ou permanecer em um lugar por longos períodos de tempo. O tempo gasto pulando e voando diminui e sua habitual personalidade agitada pode se tornar monótona. Ele pode desenvolver uma falta geral de interesse em seu ambiente e diminuir o estado de alerta. Se uma lesão estiver presente, seu periquito favorecerá a área da lesão, reduzindo os movimentos causados ​​pelo dano, como voar ou andar por ferimentos nas asas ou nas pernas.

Alterações na Postura

Se o seu periquito de repente mudar de posição postura ou localização, ele pode estar doente. Normalmente, um periquito saudável e ativo senta-se em um poleiro em uma postura atenta, movendo-se frequentemente. Um periquito doente pode permanecer em uma posição por longos períodos de tempo ou ele não pode mais se empoleirar, mas se sentar no fundo de sua gaiola. Além disso, os periquitos normalmente mantêm suas penas lisas e firmes em seus corpos. Periquitos doentes tendem a se sentar em uma posição curvada com penas eriçadas. O ruffling da pena é usado pelo seu pássaro para manter o calor do corpo quando ele está doente

Agressão

Seu periquito normalmente feliz pode ficar rabugento e rabugento quando está doente. Essa mudança de comportamento pode ser resultado de doença ou dor. Ele pode ficar irritado e facilmente agitado. É possível que ele resista a manuseio e tente morder você. Um periquito que geralmente fica feliz em vê-lo, mas que de repente decide morder, deve ser examinado e observado em busca de doença.

Mudanças no Comportamento Físico

Observar os padrões normais de respiração, vocalizações e atividades de auto-cuidados permitirá detectar mudanças em tais comportamentos que podem indicar doença. Mais rápido que a respiração normal, ou respiração difícil que inclui sons incomuns, indica doença. Se o seu periquito é normalmente falante e deixa de falar, ou tem uma mudança repentina na voz, você pode ter um pássaro doente. Tremores indicam doença, assim como falta de auto-higiene. Os periquitos nunca devem tremer e geralmente se arrumam com freqüência.

Mudança nos hábitos alimentares

Preste atenção aos comportamentos normais de comer e beber do periquito. Seu periquito tem um metabolismo rápido que requer que ele coma com frequência, e ele perderá peso rapidamente se estiver comendo menos. Se ele estiver doente e recusar comida ou água, ele rapidamente ficará fraco. Um periquito não é susceptível de sobreviver mais de 48 horas sem comer e beber. Alimente-o com seus alimentos favoritos e dê-lhe água com açúcar ou limonada para atrair o consumo até que você possa visitar seu veterinário.