Perturbações Auto-Imunes Em Um Cão Galgo

Autor: | Ultima Atualização:

Galgos graciosos podem ser ótimos amigos, mas sua saúde nem sempre é a melhor.

Galgos são cães bonitos e graciosos e companheiros dedicados que ainda possuem a raça independente. natureza inata para raças de cães. Embora geralmente saudáveis ​​e resistentes, galgos são um pouco suscetíveis a vários distúrbios autoimunes, incluindo várias condições de pele, sangue, olhos e neuromusculares.

Definição de Distúrbios Auto-Imunes

Distúrbios autoimunes se desenvolvem quando o sistema imunológico de um cão se confunde e começa a atacar o corpo tecidos e órgãos vitais como se fossem tecidos estranhos que devem ser destruídos. Consulte o seu veterinário imediatamente se o seu cão mostra quaisquer sinais de sofrer de uma desordem auto-imune. Embora as condições autoimunes sejam incuráveis, um veterinário habilitado pode prescrever corticosteróides que suprimem a resposta imune do seu cão e ajudam a controlar os sintomas.

Condições Autoimunes da Pele

Um distúrbio autoimune bastante comum aos galgos é chamado de "complexo pênfigo". de quatro condições de pele que ocorrem quando o sistema imunológico do cão ataca uma camada normal da pele e causa a formação de úlceras, bolhas ou lesões de choro. Os casos graves geralmente provocam infecções secundárias na pele, e os cães afetados às vezes também sofrem com febre, anorexia e depressão. Dois tipos de lupus ocasionalmente afetam galgos. A oncodistrofia do lúpus discóide ataca as unhas dos pés, enquanto o lúpus eritematoso discóide causa lesões crostas nos lábios e no nariz do cão.

Transtornos autoimunes do sangue

Membros da raça galgo são suscetíveis à anemia hemolítica imunomediada, que ocorre quando o sistema imunológico mata os glóbulos vermelhos do próprio corpo. Os sinais desse distúrbio geralmente incluem letargia, fadiga, fraqueza, falta de apetite e gengivas ou lábios pálidos. Muitos cães com IMHA também sofrem de trombocitopenia autoimune, uma condição que faz com que o sistema imunológico do cão destrua as plaquetas e evite que o sangue coagule adequadamente. Os galgos que sofrem dessa condição geralmente passam sangue na urina, machucam-se facilmente e sangram pela boca ou nariz

Condições oculares autoimunes

O distúrbio ocular mais comum em galgos é chamado pannus, uma doença ocular auto-imune progressiva que afeta a córnea. De acordo com a Animal Eye Clinic, pannus faz com que a pigmentação marrom e vermelhidão para formar no branco do olho do cão. Essa pigmentação leva gradualmente à perda da visão. Além disso, o tecido conjuntivo pode crescer na córnea e causar cegueira. Veterinários geralmente tratam esta condição com esteróides tópicos combinados com colírios contendo ciclosporina. Casos graves de pannus podem requerer cirurgia ocular.

Transtornos autoimunes neuromusculares

A miastenia grave adquirida é uma condição auto-imune neuromuscular que às vezes afeta galgos. Esta condição provoca uma quebra na comunicação entre músculos e nervos. Dependendo da parte do corpo que a doença ataca, os sintomas podem incluir fraqueza muscular nos olhos, face, membros ou garganta. Cães com distúrbios autoimunes neuromusculares freqüentemente se cansam facilmente e podem ter dificuldade em engolir. Os sintomas geralmente surgem repentinamente, mas a maioria dos cães experimenta uma cura espontânea e o prognóstico geralmente é bom.