As Árvores De Salgueiro São Tóxicas Para Cães E Gatos?

Autor: | Ultima Atualização:

A casca de salgueiro, usada para fazer aspirina, é tóxica para gatos e cães - especialmente gatos.

uma fonte de envenenamento por cães e gatos, mas os medicamentos derivados de sua casca - a aspirina, principalmente - podem ser bastante tóxicos. Os gatos, que não têm capacidade para processar o ácido salicílico encontrado na casca do salgueiro e na aspirina, são particularmente propensos à exposição tóxica.

Barking Up the Willow Tree

Os salgueiros são uma espécie de crescimento rápido de árvores de folha caduca perto de riachos em partes temperadas e mais frias da Eurásia e da América do Norte. Sua casca tem sido usada como remédio por milhares de anos, principalmente por causa de seus efeitos analgésicos e antiinflamatórios. A madeira de salgueiro não é necessariamente tóxica para gatos e cães. Sua casca, no entanto, pode ser venenosa, principalmente para gatos. Mantenha seus animais de estimação longe de salgueiros, e não os deixe arranhar ou mastigar galhos de árvores de salgueiro

Por que é venenoso

O componente tóxico da casca de salgueiro também é seu componente medicinal - ácido salicílico - que é utilizado em produtos comerciais de aspirina. Gatos laceram as enzimas necessárias para processar salicilatos. Esses produtos químicos podem facilmente se acumular em níveis tóxicos em seus corpos. Os afetos são agudos e cumulativos. Os cães sofrem efeitos nocivos com a exposição aguda aos salicilatos, embora isso seja mais comum com a ingestão acidental de aspirina do que com a casca da árvore de salgueiro. Filhotes e cães em desenvolvimento podem não ser capazes de processar ácido salicílico, assim como seus irmãos felinos.

O que observar

O envenenamento por salgueiro pode levar tempo para se manifestar, embora os sintomas, uma vez iniciados, possam progredir rapidamente e estômago. Perda de apetite geralmente vem em primeiro lugar. Em seguida vem o vômito, a diarréia e a hemorragia intestinal, a última das quais é causada pelo estômago e pela ulceração do intestino delgado. Seu animal de estimação pode tropeçar ou parecer fraco e descoordenado à medida que seu sistema nervoso central reage. Perda de consciência e morte súbita também são possíveis, particularmente em gatos. Se você suspeitar que seu animal comeu ou mastigou casca de árvore de salgueiro, chame um veterinário. O mesmo vale para a aspirina. No caso deste último, você pode ser aconselhado a induzir o vômito

Considerações Médicas

O uso veterinário de casca de salgueiro é incomum, mas derivados como a aspirina são usados ​​ocasionalmente para tratar condições como artrite e dor articular associada. Siga as instruções do seu veterinário e rótulo cuidadosamente. Medicamentos destinados a seres humanos - mesmo aqueles formulados para crianças ou bebês - podem ter níveis de certos ingredientes que são tóxicos para cães e gatos. Derivados de casca de salgueiro não são diferentes a este respeito. Os gatos podem tolerar 10 miligramas de aspirina a cada dois dias. Cães podem tolerar 30 miligramas de aspirina por quilo de peso corporal por dia. Mesmo em doses terapêuticas, alguns animais apresentam sensibilidades que impedem seu uso.