São Ativos Líquidos De Ações E Títulos?

Autor: | Ultima Atualização:

Se suas ações forem negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, você pode ter certeza de que é líquido.

O barril de petróleo bruto é literalmente um ativo em líquido Formato. Assim é uma garrafa rara de vinho ou um frasco caro de perfume exótico. Mas esse tipo de coisa não é o que a indústria financeira está se referindo quando fala em "ativos líquidos". Um ativo é líquido se você puder vendê-lo sem muita dificuldade. Os estoques estão entre os ativos mais líquidos ao redor, e os títulos também podem ser bastante líquidos.

Liquidez

No jargão de investimento, liquidez se refere à facilidade com que você pode vender um ativo por dinheiro sem que a venda afete seu preço. A segunda parte dessa definição - "sem a venda afetando o preço" - é a chave. Você pode conseguir alguém para tirar qualquer coisa de suas mãos, se você baixar o preço suficiente. Mas quanto mais você tem que baixar o preço, menos líquido o ativo realmente é. Digamos que você queira vender sua casa. Se a sua cidade tem muitas pessoas dispostas a pagar o seu preço pedido, então a casa é um ativo bastante líquido, na medida em que vai o setor imobiliário. Mas se você tem que bater US $ 50.000 de seu preço pedido apenas para obter o tráfego na porta? Não muito.

Ações

Digamos que você tenha uma parte do estoque e esteja ansioso para vendê-la. Na maioria dos casos, você não precisa se preocupar com quanto cobrar por isso, porque o preço é definido pela atividade do mercado - a oferta de ações oferecidas pelos vendedores e a demanda por ações entre os compradores. Vá para qualquer site financeiro e insira o símbolo de ticker da empresa e você verá o preço atual de mercado. Se você quiser vender sua parte, alguém geralmente a compra ao preço definido pelo mercado. Portanto, os estoques cumprem ambas as condições da definição de liquidez: geralmente, é possível vendê-los facilmente, e você pode fazê-lo sem ter que baixar o preço. Você provavelmente pagará uma comissão ao seu corretor, mas esse é apenas o custo de fazer negócios.

Ações menos líquidas

Observe a palavra "geralmente" na discussão sobre a venda de ações com facilidade. As ações negociadas nas principais bolsas, como a Bolsa de Valores de Nova York ou a Nasdaq, são prontamente líquidas. Mas nem todas as ações são negociadas em grandes bolsas de valores. Alguns não negociam em nenhuma troca, mas sim em redes de computadores operadas por corretores e revendedores. Essas ações "over-the-counter" são tipicamente menos líquidas do que as ações negociadas em bolsa. As empresas que eles representam são menores. Às vezes eles estão com problemas. Às vezes eles são pequenos e problemáticos. O interesse do investidor em tais ações é menor, então você pode ter mais dificuldade em vender. Michael Edleson, vice-presidente da National Association of Securities Dealers, ofereceu essa regra prática em uma entrevista com a American City Business Journals: Se menos de 10.000 ações de uma bolsa de valores em um dia comum, não é uma ação líquida. > Obrigações

As obrigações não recebem o tipo de atenção que as ações fazem. Por um lado, eles não são tão sexy: Considerando que o estoque representa uma participação acionária em uma empresa, um título é essencialmente uma promissória, uma promessa de uma empresa ou governo de pagar o dinheiro emprestado, normalmente com juros. Também é mais difícil determinar o preço de mercado atual de um título. Você pode ter que passar por um corretor para encontrá-lo. A liquidez de um título geralmente depende do risco - o risco de o emissor do título não pagar o dinheiro de fato. Quanto menos líquido o título, maior a comissão que você terá que pagar para vendê-lo, o que tem o efeito de reduzir seu preço. Alguns títulos são extremamente líquidos, como os emitidos pelo Tesouro dos EUA e grandes corporações. Obrigações de empresas mais fracas ou cidades financeiramente problemáticas podem ser menos líquidas.