Os Vapores De Caixas De Areia São Tóxicos Para Humanos?

Autor: | Ultima Atualização:

Viver com um gato doméstico significa limpar rotineiramente a caixa de areia.

É o trabalho menos favorito da casa, mas você pega a caixa de areia como um ato de amizade pelo amor felino da sua vida. Houve momentos em que você pensou, brincando, que a fumaça era tóxica. Há alguma verdade nisso, então é melhor conhecer os fatos.

Toxoplasmose

A toxoplasmose é a doença mais comumente associada à caixa de areia. É uma infecção parasitária que é quase sem sintomas e quando ocorre, pode ser confundida com uma gripe leve com febre, dores musculares e glândulas inchadas. Os gatos podem se tornar portadores por comer pássaros ou roedores infectados com o parasita e depois passá-lo para seus companheiros humanos através do contato com o conteúdo da caixa de areia. Se você tem mantido caixas de areia para seus gatos por anos, você pode já ter sido infectado em algum momento. Se assim for, a boa notícia é que você terá imunidade à toxoplasmose e não deve ser motivo de preocupação para a gravidez ou a sua saúde no futuro.

Amônia

A amônia na urina do gato pode ser forte até a ponto de causar rega nos olhos e dores de cabeça. O Centro de Controle de Doenças também lista os perigos da exposição à amônia para incluir dificuldades respiratórias.

E. Coli

A bactéria Escherichia coli geralmente não lembra uma caixa de gato, mas a E. coli está presente nos intestinos de gatos e também em humanos. Na maioria dos casos, a bactéria é inofensiva, mas pode causar doenças, desencadear diarréia e cãibras estomacais e pode ser perigosa em casos graves.

Práticas recomendadas

Retire a caixa de areia uma vez por dia e esvazie-a e limpe-a com desinfetante regularmente para eliminar ou reduzir a possibilidade de reações e doenças. Sempre lave bem as mãos com sabão e água morna imediatamente depois de trabalhar com a caixa de areia. Você pode optar por usar uma máscara e luvas de borracha para se proteger ainda mais. Se a toxoplasmose for uma preocupação, faça com que seu médico realize um exame de sangue para verificar se você já foi exposto a ela. Se você não teve toxoplasmose antes de engravidar, evite limpar a caixa de areia durante a gravidez.