A Melhor Iluminação Para Um Aquário Plantado

Autor: | Ultima Atualização:

Os aquários plantados precisam de mais luz do que as configurações apenas para peixes.

Vários tipos de iluminação servem aquários com plantas vivas; cada um tem prós e contras. Nenhuma forma de iluminação é "melhor" para um tanque plantado. Você vai querer saber sobre cada tipo de iluminação para determinar qual é o melhor para a sua configuração de acordo com as espécies de plantas que você mantém.

Fluorescentes Padrão

Fluorescentes padrão são as luzes básicas encontradas na maioria dos aquários. Eles têm um custo baixo para eles, mas muitos outros tipos de iluminação produzem uma luz mais potente. Geralmente, você quer usar watts 1.5 para 5.0 watts de energia de iluminação por galão de capacidade do aquário para acender um aquário plantado. Com as lâmpadas fluorescentes de aquário padrão, você provavelmente deve se inclinar para a extremidade alta dessa faixa para garantir que suas plantas tenham luz suficiente para prosperar.

Fluorescentes Avançados

Existem vários tipos de luzes fluorescentes mais poderosas. "Powered compact" ou fluorescentes de PC e luzes T5 são luzes fluorescentes poderosas que expelem mais iluminação do que a fluorescente normal de aquário. Estas podem ser uma escolha melhor para a maioria das plantas de aquário, uma vez que produzem luz mais potente que se assemelha mais aos raios do sol. No entanto, essas luzes custam mais do que as lâmpadas fluorescentes padrão do aquário e exigem conversas especiais para aquários para "mais caras" - luminárias do que suas contrapartes fluorescentes padrão.

Haletos Metálicos

A iluminação de iodetos metálicos produz luz mais forte do que os tubos fluorescentes avançados. As luzes de iodetos metálicos penetram muito bem na água, tornando-as ideais para aquários profundos, pois a luz é atenuada na água. A maior desvantagem das lâmpadas de iodetos metálicos é que elas ficam quentes. Você pode ter que configurá-los com ventiladores para evitar que o aquário superaqueça. Em um aquário amplo, você pode precisar de mais de uma dessas luzes para cobrir adequadamente o tanque.

LEDs

Os LEDs são a última inovação em iluminação de aquários. Agora, essas luzes tendem a custar muito na frente. No entanto, o custo está caindo conforme a tecnologia amadurece. Ao mesmo tempo, eles custam muito menos para funcionar do que outros tipos de iluminação de aquário. Por exemplo, tanto fluorescentes - padrão e avançado - quanto haletos metálicos precisam ser substituídos anualmente para manter sua produção. Por comparação, as matrizes de LEDs podem funcionar por pelo menos 10 anos sem substituição. Além disso, os LEDs precisam de menos eletricidade do que outros tipos de iluminação. Um conjunto de LEDs precisa de um quarto da energia que uma luz de iodetos metálicos requer para produzir quantidades iguais de luz.